top of page

A HISTÓRIA DO VISUAL MERCHANDISING

  • Leandro Jesus
  • 12 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Na idade média, os mercadores sem saber ao certo já usavam o método de merchandising para atrair consumidores para seus estabelecimentos como letreiros chamativos com seus nomes, produtos em suas vitrinas ou em mesas colocadas nas ruas, correndo e gritando com os produtos. Essa era a forma de mostrar aos consumidores seus produtos de venda naquela época.

Foi no século XIX que o conceito de visual merchandising começou aparecer. Em 1840 tornou possível a produção de vidraças junto às construções em arcadas e ferro, surgindo assim pequenos espaços comerciais e grandes centro de passeio.


Com o advento da nova tecnologia foi possível fabricar o vidro plano com medidas de grandes dimensões, possibilitando a construção do Palácio de Cristal em Londres, em 1851, tornando feiras com grandes espaços para expor produtos na vitrina com uso de cores, adereços, iluminações assim deixando um cenário bem chamativo. Foi nesse momento que o visual merchandising passou a ser um aliado do comercio.Os varejistas passaram a observar que

elevar as mercadorias sobre plataforma ao nível dos olhos dos clientes seria uma forma de aumenta suas vendas.

As lojas de departamentos começaram a surgir a partir de 1838, pelo Aristide Boucicaut, com uma loja pequena e restrita em Paris. Mas foi pela sua insistência em permanecer o desejo de criar uma loja que vendesse todo tipo de mercadoria, atraindo um grande publico que pudesse passear livremente por essa “cidade dentro da cidade”. Foi então em 1852 que o negocio começou a ser sucedido.

Rapidamente o conceito de loja de departamento começou a se expandir pelos Estados Unidos,onde são renomadas ate hoje: Macy´s fundada em 1858 na cidade de Nova Iorque; Marshall Fiel´s em 1865 na cidade de Chicago; Bloomingdale´s em 1872 na cidade de Nova Iorque; Wanamaker´s em 1876 na cidade da Filadélfia.

Não sabendo especificamente qual foi o primeiro estabelecimento comercial a produzir vitrinas cenográficas para atrair clientes, mas podem ser mencionadas as pessoas que ajudaram a estratégia e os princípios do visual merchandising ate hoje.

O empresário Gordon Selfridge logo após exercer o cargo de diretor-geral da loja de departamento Marshall Fild´s de Chicano, acabou se mudando para Inglaterra para abrir a grandiosa loja de departamento Selfridge´s, que foi inaugurado no dia 15 de março de 1909.

Mesmo com a loja fechada durantes a noite, Selfridge acabou revolucionando o visual merchandising deixando suas vitrinas iluminadas, para que o publico que voltasse do teatro ficasse apreciando os produtos expostos naqueles cenários deslumbrantes.


Selfridge um grande empresário, que nunca perdia uma oportunidade para seu negocio, logo após um aviador Louis Blériot ter realizado um pouso forçado em um campo em Kent depois de cruzar o canal da Mancha, teve a idéia de transporta o avião num trem para exibi-lo em sua loja, chamando assim a atenção de 50 mil pessoas para vê-lo.

Por fim as lojas de departamentos continuaram se aperfeiçoando cada vez mais, e graças aos desenvolvimentos tecnológicos e as experiências daquela época, os vitrinistas tiveram o visual merchandising de hoje, podendo aplicar em seus trabalhos diversas técnicas que foram testadas criando um espaço de exposição arrojada, de convívio, de experiência e serviço, atendendo aos anseios dos consumidores cada vez mais influenciados pelas mídias e redes na internet, tornando o trabalho do visual merchandising precioso.



Conteúdo autoral e elaborado com êxito!

Posts Recentes
Arquivo

© 2023 por Silvia Blake. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page